segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Novo empate afasta F.C.Porto da fase de grupos da Liga dos Campeões

Filipe Mota (FC Porto)

Faltou uma pontinha de sorte ao F.C.Porto Vitalis - equipa composta a cem por cento por jogadores portugueses - que foi afastada da fase de grupos da Liga dos Campeões sem ter perdido qualquer jogo do torneio de qualificação. Esta tarde, a vitória esteve à distância de... menos de um segundo!

O FC Porto Vitlais empatou a 23 golos com o Dínamo de Minsk, em jogo da terceira e última jornada do torneio de apuramento - grupo 2- para a fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus de Andebol (masc.).

Foi um Dragão Caixa repleto (1932 espectadores) que viu a equipa da casa entrar bem no jogo e chegar rapidamente aos 3-0 (2m.16s.). Tal como no dia anterior, parecia que tudo corria da melhor forma. A defender bem, o F.C.Porto Vitalis apenas consentiu o primeiro golo dos bielorrussos após os cinco minutos (3-1). A meio do primeiro tempo, e frente a uma equipa que começou por apresentar uma defesa muito adiantada, em duas linhas, o marcador espelhava a superioridade do F.C.Porto (8-5). Só que a equipa de Obradovic teve um colapso temporário, de cerca de nove minutos e meio, permitindo ao Dínamo de Minsk um parcial de 6-1, que levou os bielorrussos ao comando do marcador (9-11). Vantagem que seria ampliada até ao intervalo (10-13).

O FC Porto entrou muto bem no segundo tempo e aos 34 minutos já estava na frente do marcador (14-13), graças a um golo de Filipe Mota. Tal como no primeiro tempo, a defesa actuava em bom nível e apenas permitiu o primeiro golo do Dínamo no segundo tempo aos 37 minutos (14-14). Segui-se um período de grande equilíbrio e intensidade, com empates sucessivos a partir dos 13-13 e que, viria-se no final, não seria desfeito.

Com Nuno Grilo em bom plano e grande eficácia, o FC Porto Vitalis volta ao comando do marcador à passagem do minuto 55 (22-21 e 22-23). O Dragão Caixa ficou ao rubro mas os bielorrussos não se intimidaram e empataram a 23 na concretização de um livre de sete metros.

O que faltava disputar já foi jogado mais com o coração do que com a cabeça. O FC Porto Vitalis ainda dispôs de vários livres de nove metros, sucessivamente interrompidos em falta pela defesa do Dínamo e na marcação do útlimo, a cinco segundos do final, a bola ainda viria a entrar na baliza do Dínamo, mas com a equipa de arbitragem a considerar que após o términus do jogo. Antes, mas já no minuto final, um remate de Pedro Spínola bateu no poste e na barra da baliza bielorrússa.

Seguiu-se a festa do Dínamo de Minsk, que conseguia a primeira entada na sua história na fase de grupos da Liga dos Campeões, e os momentos de trsiteza de todo o 'staff' do FC Porto, logo amenizados com uma estrondosa salva de palmas com que o público se despediu da equipa.

PEDRO SPÍNOLA
'Somos a melhor equipa das que disputaram o torneio'

No final do jogo, Pedro Spínola confessou-se frustrado por não termos conseguido este nosso primeiro objectivo que era a entrada na fase de grupo da Liga dos Campeões Europeus. Não passamos por um golo... por um segundo., fez notar o jogador do FC.Porto para quem a sua equipa é a melhor das que disputaram o torneio.

LJUBOMIR OBRADOVIC
Triste, mas orgulhoso pelos jogadores e pelos adeptos

Quanto a Ljobomir Obradovic - e já depois do técnico do Dínamo ter considerado que a sua equipa 'teve a sorte do jogo' e 'chegou ao final da partida mais fresca', não escondeu o seu desalento, ao mesmo tempo que louvava o comportamento dos jogadores.
'Estou muito orgulhoso pelo comportamento dos meus jogadores e do público que apoiou desta forma a equipa. Não perdemos nenhum jogo e não passamos à fase de grupos da Liga dos Campeões. Hoje estivemos vários minutos sem marcar, é certo, mas também estivemos muito tempo sem sofrer golos. O técnico do FC Porto lamentou ainda mais o afastamento porque a sua equipa trabalha muito e bem, mais de quatro horas por dia, no pavilhão e na pista. Voltámos a entrar bem, aguentamos tudo, mas voltei a não eprceber quando é falta, quando é passivo...Estou triste porque podíamos fazer mais dez jogos de nível elevado, contra as melhores equipas da Europa..

Calendário de jogos:

Sexta-feira, 03.09.2010
18h30 - ZTR Zaporozhye : FC Porto, 20-27 (9-14)
20h30 - HC Metalurg : HC Dínamo-Minsk, 21-27(10-12)

Sábado, 04.09.2010
15h00 - FC Porto : HC Metalurg, 24-24 (14-10)
17h00 - HC Dínamo-Minsk : ZTR Zaporozhye, 29-28 (15-17)

Domingo, 05.09.2010
15h00 - HC Metalurg : ZTR Zaporozhye, 23-25 (12-15)
17h00 - HC Dínamo-Minsk : FC Porto, 23-23 (13-10)

CLASSIFICAÇÃO
1. Dínamo Minsk, 5 pts
2. FC Porto Vitalis, 4 pts
3. ZTR Zaporozhye, 2 pts
4. RK Metalurg, 1 pts


Todas as informações sobre a EHF Liga dos Campeões 2010/11 em: www.eurohandball.com/ec/cl/men/2010-11/round/2/Group+Phase e em www.andystat.com

0 Comentários ;):