domingo, 4 de setembro de 2011

FC Porto vence Presov e joga com Partizan acesso à Liga dos Campeões

O FC Porto venceu este sábado a formação eslovaca do Tatran Presov, por 29-28, e vai disputar com os sérvios do Partizan Belgrado, no domingo, o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol.

A vantagem do FC Porto foi assegurada por Hugo Laurentino, com uma defesa nos derradeiros segundos, que evitou o prolongamento e garantiu a presença na final com o Partizan, que venceu o AEK de Atenas, da Grécia, por 26-25.

A partida foi marcada pelo equilíbrio e domínio repartido entre ambas as equipas, tendo começado melhor o campeão português, superior na finalização do que na defesa, em vantagem nos minutos iniciais.

O Presov, equipa anfitriã da fase de qualificação, foi aos poucos contrariando a boa entrada em jogo do FC Porto e com um parcial de seis golos contra um passou para a liderança por quatro (12-8).

No final da primeira parte assistiu-se a uma reacção portista que diluiu a diferença para apenas um golo ao intervalo (16-15), com acções decisivas de Pedro Spínola, Ricardo Moreira, Tiago Rocha, Wilson Davyes e Filipe Mota.

O FC Porto teve um início de segunda parte avassalador, bem defensivamente e ofensivamente, concretizando um parcial de sete golos marcados contra apenas dois sofridos em pouco mais de 12 minutos.

O campeão nacional voltou assim à liderança do marcador com uma vantagem que chegou aos cinco golos, aos 23-18 e aos 24-19, com cerca de 15 minutos para jogar, com golos de Filipe Mota, Dario Andrade e Ricardo Moreira.

O Presov mexeu nas suas peças, procurou contrariar o ascendente dos “dragões”, passando a actuar com uma defesa em linha mais agressiva, e aos poucos foi equilibrando a partida e o marcador.

A formação eslovaca reduziu de uma diferença de cinco golos, aos 24-19, para apenas dois aos 24-22, ao que o FC Porto respondeu com nova vantagem de três com uma recarga acrobática de Dario Andrade a um livre de sete metros.

O FC Porto permitiu ao Presov reduzir para a diferença mínima (26-25), relançando o jogo e a passagem à final, mas Ricardo Moreira e Filipe Mota voltaram a cimentar a vantagem em três (28-25).

Nos derradeiros quatro minutos do encontro, marcados por algumas exclusões e decisões estranhas da equipa de arbitragem, o Presov voltou a reduzir para a diferença mínima (29-28), para delírio do público presente.

O treinador dos “dragões”, Ljubomir Obradovic, usou o tempo técnico para “parar” o jogo a cerca de 30 segundos do fim, para serenar os seus jogadores, e foi ainda Hugo Laurentino que esteve em evidência ao defender um remate nos derradeiros segundos.

O FC Porto disputa no domingo com os sérvios do Partizan Belgrado o acesso ao Grupo D da Liga dos Campeões, onde já “moram” o Kiel (Alemanha), Ademar Leon (Espanha), Copenhaga (Dinamarca), Pick Szeged (Hungria) e Montpellier (França).

0 Comentários ;):