terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Competições Europeias: F.C.Porto e Sporting imitam S.L. Benfica e seguem em frente na ‘Europa’

Logo EHF Cup

Depois do S.L. Benfica ter assegurado no passado fim-de-semana a passagem aos oitavos de final de uma competição europeia ( Cup Winners Cup), hoje foi a vez de F.C.Porto e Sporting visarem o passaporte para a próxima ronda das provas europeias.

Em Lisboa, a formação leonina – que na primeira mão tinha ganho na Turquia por 31-29 – voltou a mostrar a sua superioridade e fê-lo de uma forma convincente. Ao intervalo, o Sporting ganhava ao Trabzonsport Hentbol por 18-7, para ampliar a vantagem até ao final, garantindo um triunfo por números claríssimos: 41-18 que o coloca nos oitavos-de-final da Challenge Cup.

No Dragão Caixa, o FC Porto – que na primeira mão tinha perdido na Sérvia por 28-25 – entrou muito bem na partida, disposto a rapidamente superar essa desvantagem. Aos nove minutos vencia por cinco (7-2), à entrada do minuto 20 ampliou essa vantagem para oito golos (12-4) mas em sete minutos permitiu ao RK Crvena Zvezda um parcial de 0-5 em sete minutos. Mesmo assim, foi par ao intervalo a vencer por três (13-12). Um excelente recomeço fez disparar de novo a vantagem para sete golos (20-13, aos 36 m.) e o jogo e a eliminatória ficaram praticamente decididos. Daí até ao fim, o FC Porto limitou-se a gerir a vantagem, com Ljubomir Obradovic a dar tempo de jogo a todos os jogadores, numa partida que terminou com a vitória do FC Porto por expressivo 31-21 e a passagem à próxima ronda da EHF Cup.

MADEIRA E ÁGUAS SANTAS AFASTADOS

Pior sorte tiveram Madeira SAD (EHF Cup) e Águas Santas (Challenge Cup). Se em relação aos madeirenses o empate consentido em casa (24-24) diante da forte formação eslovaca do Tatran Presov já podia fazer adivinhar dificuldades para a segunda mão, já a vantagem (29-22) que se julgava confortável conseguida pelo Águas Santas, em casa, frente aos suíços do HC Kriens Luzern não projectava a eliminação da equipa de Jorge Borges da Challenge Cup.

Na Eslováquia o Madeira aguentou muito bem durante o primeiro quarto-de-hora, chegou a estar em vantagem tangencial (5-6), manteve o jogo equilibrado, com empates sucessivos, até ao 9-8, para depois cometer uma série de falhas que permitiu ao Tatran ir para o intervalo com confortável vantagem de quatro golos (13-9). No recomeço, os pupilos de Paulo Fidalgo sentiram a necessidade de fazer tudo depressa e bem mas tiveram uns primeiros minutos de menor eficácia, que permitiram ao adversário ampliar para 16-9, primeiro, e 21-14, a 15 minutos do final. A eliminatória estava praticamente decidida, embora possa dizer-se que o resultado final (27-19) é demasiado pesado para o Madeira SAD.

Quanto ao Águas Santas, que vencera em casa os suíços do HC Kriens Luzern por 29-22, aguentou muito bem todo o primeiro tempo (9-7) mas foi incapaz de suster a fúria suíça no segundo tempo, averbando uma derrota pesada, por 10 golos de diferença (24-14), que significam o afastamento da equipa da Maia da Challenge Cup.

0 Comentários ;):