sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Andebol em Viseu (não vamos ficar de olhos fechados)
Antes de mais quero esclarecer os leitores, que embora o artigo seja escrito sobre o clube Andebol Clube de Lamego, o destino da mensagem é apenas como crítica à Associação de Andebol de Viseu e à Federação de Andebol, sendo que o que aconteceu prejudica todas as equipas de Viseu.
Antes de mais podemos rever a situação da equipa sénior do AC Lamego, que na época passada disputou a segunda divisão. Uma equipa de Viseu disputar uma segunda divisão é bastante prestigiante para a associação, para além de que aumenta a competitividade regional e a progressão no ensino e na prática desta modalidade. Tudo poderiam ser pontos positivos não só para Lamego, mas para Viseu, não fossem a controvérsias que os “homens do apito” foram colocando ao AC Lamego. Fica no ar a questão do porquê? Haveria pressão nos árbitros quando iam apitar os jogos do AC Lamego?
Num campeonato que tinha muita qualidade e competitividade o AC Lamego, com um dos planteis mais jovens (constituído também por antigos atletas do GC Tarouca), conseguiu disputar os jogos, sendo que na maior parte dos jogos jogou contra duas equipas.
Talvez para a federação seja mais fácil criar um campeonato á sua maneira, com apenas equipas do Porto e arredores. Ou talvez os atletas de Viseu sejam algo feios para fazer parte de uma 2ª divisão. Entre jogos controversos pela equipa de arbitragem, ficam ainda algumas multas que o clube sofreu por minutos ou segundos… Espero que não tenha sido apenas as equipas de Viseu a sofrerem de tal exigência.
Passando para o escalão de Juniores, que disputaram a fase regional, mas que apenas uma dessas equipas passaria para uma fase seguinte. Ac. Viseu, AC Lamego e EA Moimenta Beira foram as principais equipas a disputar pelo 1º lugar no grupo, sendo que o Moimenta Beira levou a melhor e revelou estar mais forte que as restantes equipas. A questão que fica é, porque apenas uma equipa passa para uma fase seguinte? Do Porto passaram 4 equipas… Mas de Viseu e Aveiro apenas passou uma… porque não se fez jogos entre os 3º e 4º classificados do Porto contra o 2º classificado de Viseu… ou porque é que no Porto passam 4 equipas?
Na zona de Viseu, a equipa de juniores do Ac Lamego vai disputar a fase complementar contra o AC Viseu e o Tondela. Vão disputar uma fase complementar entre 3 equipas? QUE RIDICULO, como vão estas equipas ambicionar o escalão de Seniores? Como vão estes jogadores estarpreparados para o escalão de sénior…
Como pode o AC Lamego pensar em abrir seniores se a sua equipa de juniores poderá estar mal preparada para tal salto? Como podemos praticar andebol ao nível das outras associações? Como vamos ter seniores ao nível das equipas do Porto?
Talvez seja apenas azar de se estar em Viseu…
Tudo isto pode ser uma política de “coitadinho”, que podia ter sido combatida com qualidade. Os seniores do AC Lamego deveriam ter sido mais empenhadas (talvez), deveriam ter jogado melhor (talvez); os juniores do AC Lamego deveriam ter sido melhores que o Moimenta, mas o Moimenta foi melhor e mais forte, esperemos que a equipa de Moimenta mostre que as equipas de Viseu têm qualidade.
Esperemos que os Juvenis do GC Tarouca mostrem a sua qualidade e consigam subir para a primeira divisão, ou se tal não for possivel, que joguem o que sabem, concerteza que irá mostrar qualidade de andebol, tal como a equipa do AC Lamego.
Esperemos que os iniciados mostrem o que realmente são capazes e consigam a manutenção na 1ª divisão.

0 Comentários ;):