domingo, 12 de junho de 2011

Sporting revalida título nacional de Juniores da 1.ª divisão

Sporting CP - Campeão nacional juniores 2011

Resende assistiu esta manhã à atribuição do quinto título nacional masculino da temporada. Depois dos seniores do FC Porto; dos juvenis e iniciados do ABC de Braga e dos infantis do Xico Andebol, foi agora a vez do Sporting CP conquistar um título nacional, no caso, o de juniores masculinos da 1.ª divisão.

O Sporting Clube de Portugal revalidou hoje o título nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão, ao vencer o F.C. Porto por 32-31, em jogo da última jornada da fase final do Next<21 que durante três dias decorreu em Resende. Com este triunfo, o Sporting terminou em primeiro lugar, com nove pontos, seguido do FC Porto com sete. O Belenenses, que no primeiro jogo da ronda venceu o ABC por 32-31 (21-13 ao intervalo), foi terceiro, com cinco pontos, com o ABC de Braga a fechar a classificação desta fase final – grupo A, com três pontos.

Para o jogo de atribuição do título nacional, o pavilhão gimnodesportivo de Anreade encheu e o muito público que marcou presença nas bancadas não deu o seu tempo por mal empregue já que assistiu a uma partida de qualidade e um espectáculo emotivo que apenas se resolveu no minuto final. O Sporting entrou melhor, comandou o marcador durante os primeiros 20 minutos, altura em que o FC Porto, com Mário Lourenço e Gilberto Duarte em destaque, passou pela primeira vez para a frente do marcador (12-11). A turma de Carlos Martingo mostrou alguma superioridade nos 10 minutos finais do primeiro tempo e oi para o intervalo a vencer por 19-16.

Os primeiros minutos do segundo tempo repetiram um pouco a história da primeira parte e o Sporting voltou para a frente aos 38 m. (21-22). Adivinhava-se um jogo que seria disputado até ao apito final e assim veio a acontecer. Pedro Seabra Marques, Pedro Portela e Rui Silva, bem secundados por Carlos Siqueira, nunca permitiam que o FC Porto ‘fugisse’ no marcador. Empates sucessivos a 27, 28, 29, 30 e 31 golos, este último aos 57 minutos e 40 segundos, mantiveram a atenção dos espectadores. O Sporting acabou por adiantar-se e fazer o 32-31 a minuto e meio do final. O FCPorto ainda dispôs de um livre de nove metros, a dois segundos do fim, e que a concretizar-se daria o golo do título, mas a iniciativa portista não teve êxito, para desgosto dos jogadores do FC Porto, que comandaram o marcador durante muito tempo, e para gáudio dos sportinguistas que festejaram efusivamente a renovação do título nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão.

No Sporting, destaque para o quarteto acima mencionado, com uma produção atacante notável (Portela 10 golos; Pedro Marques, nove e Rui Silva sete) enquanto no F.C.Porto Mário Lourenço, 12 golos, e Gilberto Duarte, com seis, estiveram muito bem acompanhados pelo guarda-redes Manuel Borges, que assegurou 32% de eficádia.

No final do jogo, e ainda em clima de euforia, o eng.º António Borges, presidente da Câmara Municipal de Resende; Henrique Torrinha, presidente da Federação de Andebol de Portugal; eng.º Fernando Teixeira; vereador da Câmara de Resende e Prof. Joaquim Escada, presidente da Associação de Andebol de Viseu, procederam à entrega de prémios e lembranças a todos os participantes.

EM DIRECTO

No final da partida, Carlos Martingo, técnico do FC Porto, não escondia a sua tristeza para, ao mesmo tempo, louvar a entrega dos seus jogadores. «Preferia ganhar a perder, como é óbvio mas no FC Porto há coisas mais importantes que ser campeão nacional de juniores. Acho que mostrámos valor e muitos destes jogadores terão lugar em várias equipas no escalão sénior. É evidente que eu queria ganhar, viemos preparados para ganhar, os jogadores deixaram tudo em campo mas não conseguimos. Paciência, a vida continua e parabéns ao Sporting».

Do lado dos campeões nacionais, Frederico Carlos estava radiante com a renovação do título nacional, depois de um jogo extremamente difícil e equilibrado, decidido nos instantes finais.
«Defrontámos uma equipa muito bem organizada, com grande envergadura, pelo que foi extremamente difícil. É um grupo excelente, espectacular, que trabalhou muito durante todo o ano e merece bem este título».

GRUPO B
Ginásio do Sul e Xico Andebol mantêm-se no Next<21

No grupo B, o Xico Andebol entrou na terceira e última jornada da fase final, grupo B, com a certeza que tinha a manutenção. No derradeiro jogo, os vimaranenses perderam com o Ginásio do Sul por 28-18, resultado que permitiu à equipa do Sul, liderada por Carlos Jorge, vencer o grupo com 8 pontos, seguido do Xico Andebol, com sete. Boavista e FC Infesta, que na última jornada empataram a 24 golos, descem à 2.ª divisão, por troca com o S.L. Benfica e Académica de São Mamede.

0 Comentários ;):